Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Russos após abertura de substituto do McDonald's: 'mesmo sabor'

'Saboroso & Ponto Final' é a nova rede de fast food da Rússia

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/06/2022, às 13h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Logotipo e hambúrgueres do Vkusno & Tochka, substituto russo de McDonald's - Divulgação / Reprodução/YouTube/Poder360
Logotipo e hambúrgueres do Vkusno & Tochka, substituto russo de McDonald's - Divulgação / Reprodução/YouTube/Poder360

Desde o início da invasão russa ao território ucraniano, como reação às sanções promovidas pelos Estados Unidos e diversos outros países à Rússia, diversas empresas saíram do território, como a Nike, o Starbucks, a Netflix e até mesmo o McDonald's. No entanto, na última semana a Rússia anunciou que algumas das antigas lojas que correspondiam à rede de hambúrgueres seriam reabertas sob nova direção e nome.

A nova franquia russa Vkusno & Tochka (que pode ser traduzida para 'Saboroso & Ponto Final') realizou sua inauguração no último domingo, 12, no Dia da Rússia — feriado que celebra a independência do país. Mesmo dias após a abertura do estabelecimento, clima festivo segue intenso, o que demonstra cada vez mais um isolamento russo com relação ao restante do mundo.

O empreendimento da nova marca, dessa forma, é visto como a prova de que a Rússia pode se tornar autossuficiente e suportar mesmo às sanções ocidentais. Consumidores russos, ao provarem os novos hambúrgueres, fazem comentários como "tudo tem o mesmo sabor, não vamos sentir falta do Big Mac" ou "é o mesmo, somente com produtos russos", segundo portal de notícias Nossa, da UOL.

Saudades

Apesar de os consumidores alegarem que os hambúrgueres da Vkusno & Tochka são extremamente semelhantes em sabor aos do McDonald's, ainda existem controvérsias no que se refere a bebida que os acompanha. A Coca-Cola, que também alegou que suspenderia seus serviços no território russo, ainda está em processo de substituição nas redes da nova franquia, sendo agora substituída por uma versão light.

Nosso objetivo é que nossos clientes não percebam uma diferença na qualidade ou na atmosfera", disse Oleg Paroev, chefe executivo da Vkusno & Tochka, em coletiva de imprensa no último domingo, 12.

Momentos após a coletiva de imprensa, ainda, um jovem surgiu diante das câmeras com uma placa dizendo "devolva-nos o Big Mac", mencionando o hambúrguer mais tradicional do McDonald's. Em sequência, rapidamente foi escoltado pelos funcionários do novo restaurante para fora do local.