Notícias » Mundo

Safira de 310kg será leiloada em Dubai

A gema, encontrada no Sri Lanka, será vendida por cerca de 565 milhões de reais

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/12/2021, às 16h52

A safira exposta no Sri Lanka
A safira exposta no Sri Lanka - Divulgação / Youtube (EFE BRASIL)

No último semestre, uma pedra de safira azul imensa foi encontrada em Ratnapura, cidade do Sri Lanka, onde inúmeras joias já foram reveladas.

A rocha rara, que pesa cerca de 310 kg, foi apelidada de “Rainha da Ásia” e, nesta segunda-feira, 13, foi anunciado que será leiloada pelas autoridades do país.

A safira, que especialistas acreditam ser a maior deste tipo no mundo, está exposta na casa de um dos donos do sítio de escavação em que a joia foi encontrada, especificamente em Horana, ao sul da capital do Sri Lanka, Colombo.

Como um evento especial, o item foi abençoado por um grupo de monges budistas antes da exposição.

Após este período, a joia será leiloada por volta do dia 20 de janeiro, na cidade de Dubai, por um preço bastante alto, como afirmou Chamila Surnaga, a presidente do Instituto Gemológico de Ratnapura (GIR), à agência internacional de notícias EFE.

Antes tínhamos várias ideias do que queríamos fazer, como iríamos quebrá-la, mas agora mudamos de ideia. Mesmo se for encontrado apenas um quilo de safira azul transparente dentro da rocha, acreditamos que pode valer mais de US$ 100 milhões [o montante equivalente a R$ 565 milhões, na cotação de hoje, 13 de dezembro]”, contou.

O achado extremamente raro, segundo os gemólogos do Sri Lanka, deve entrar para a história como a maior joia de safira já encontrada, no entanto, a pedra não foi analisada ainda por autoridades internacionais.