Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Saiba como assistir o pouso de sonda em asteroide nesta terça-feira (20)

A Nasa tentará pousar uma sonda no asteroide Bennu

Giovanna Gomes Publicado em 20/10/2020, às 10h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Asteroide Bennu - Nasa
Asteroide Bennu - Nasa

Nesta terça-feira, 20, a Nasa realizará um breve pouso de uma sonda no asteroide Bennu, que assim como outros corpos celestes, pode ter trazido químicos que possibilitaram a vida na Terra.

A sonda chamada Osiris-Rex tentará coletar amostras de material e a missão será transmitida no site da instituição a partir de 18h no horário de Brasília. A aterrissagem está prevista para as 19h12. 

O asteroide foi descoberto em 1999 e, segundo os cientistas, possui em sua composição o material do início do Sistema Solar, sendo que pode ter moléculas orgânicas portadoras de carbono e minerais contendo água, ambos fundamentais para a vida na Terra. 

Segundo a Nasa, o Bennu representa uma ameaça para a Terra. Com o tamanho do Empire State, famoso prédio localizado em Nova York, poderá atingir nosso planeta no século 22, por volta do ano 2135. No entanto, a chance disso ocorrer é pequena, sendo de apenas de 1 em 2.700. 

Na missão de hoje, a Osiris-Rex, que se encontra a 321 milhões de quilômetros da Terra, deverá coletar uma pequena quantidade de amostra de material: ao menos 60 gramas.

Caso tudo dê certo, como a distância entre o planeta e o asteroide é muito grande, a amostra chegará para análise apenas a partir de 2023.

Você pode acompanhar o evento através do player abaixo.