Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Saiba o motivo das cartas em defesa da democracia terem sido lidas hoje

11 de agosto é uma data histórica para passagens relacionadas à Justiça e política no Brasil

Redação Publicado em 11/08/2022, às 15h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustra símbolo da Justiça brasileira - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Imagem ilustra símbolo da Justiça brasileira - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na manhã desta quinta-feira, 11, dois manifestos a favor da democracia mobilizaram a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, uma das mais prestigiadas no país, com a leitura de grandes personalidades o poder judiciário brasileiro.

A "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito" mobilizou milhares de assinaturas nas últimas semanas e a data de sua leitura foi especialmente escolhida pela relação histórica com outras datas relacionadas à Justiça.

Foi em um 11 de agosto do ano de 1827 que Dom Pedro I decretou a criação dos cursos jurídicos em terras tupiniquins, visando a criação de um sistema próprio e se desligando da dependência à Universidade de Coimbra, em Portugal, como informou o portal de notícias G1.

Exatamente 150 anos depois, em 11 de agosto de 1977, os alunos e professores da USP se reuniram em eventos de celebração da abertura aos cursos de direito, dias depois de lançarem um comentado manifesto contra a ditadura militar, que estava em vigor naquela década.

O último grande ato em 11 de agosto foi há 32 anos, em 1992; na data, ocorreu o ato considerado o precursos dos movimentos de "caras pintadas", que pressionaram a saída do então presidente Fernando Collor de Mello, na época investigado por uma CPI. Na ocasião, 10 mil pessoas, sendo majoritariamente estudantes, se reuniram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.