Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Salman Rushdie

Salman Rushdie: Após ataque a facadas, vendas de 'Versos Satânicos' aumentam nos EUA

Salman Rushdie foi alvo de um ataque a facadas na última sexta-feira, 12, nos EUA

Redação Publicado em 15/08/2022, às 10h50 - Atualizado às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Salman Rushdie e a capa da obra 'Versos Satânicos' - Getty Images e Divulgação
Salman Rushdie e a capa da obra 'Versos Satânicos' - Getty Images e Divulgação

Após um ataque a facadas que deixou Salman Rushdie, autor de 'Versos Satânicos' em estado grave na última sexta-feira, 12, em Nova York, as vendas da obra dispararam nos EUA.

Enquanto se preparava para ministrar uma palestra no país,Salman Rushdie foi alvo de um homem, que invadiu o palco e o atingiu com inúmeras facadas. Após o episódio, o escritor permanece internado, porém extubado.

Com a obra considerada 'blasfêmia' e banida no Irã, Salman foi até mesmo jurado de morte pelo já falecido líder e fundador do país. Após o episódio que chocou o mundo na sexta-feira, 12, as obras do autor cresceram em vendas. 

No sábado, 13, por exemplo, três edições de 'Versos Satânicos' entraram nos mais vendidos da Amazon nas últimas 24 horas, conforme repercutido pela AFP. Já 'Os Filhos da Meia-Noite' entrou na quarta posição. 

Fora da internet, as vendas também aumentaram. Na livraria Strand de Nova York, os livros escritos por Salman foram os mais pedidos pelas pessoas, além dos pedidos online, vale ressaltar. 

"As pessoas chegam e buscam qualquer um de seus livros, querem saber quais temos", explicou à AFP Katie Silvernail, que trabalha na livraria. 

Ataque 

Salman Rushdie fora alvo de entre 10 e 15 facadas no momento em que se preparava para ministrar uma palestra em Nova York, EUA. Naquele dia, foi alvo de um homem que invadiu o palco. De acordo com o agente e amigos do escritor, ele foi extubado, porém, se encontra internado. O seu estado é grave. 

Nasser Kanaanido, atual porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, disse nesta segunda-feira, que "ninguém tem o direito de fazer acusações contra o Irã" no que diz respeito a autoria do ataque a facadas. 

"Não consideramos ninguém além do próprio Salman Rushdie e seus apoiadores [pelo ataque], dignos de reprovação e condenação", disse Nasser Kanaanido.