Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

O curioso valor pago por um sapato de Maria Antonieta

Confeccionado com pele de cabra e seda, o item foi arrematado em novembro de 2020 por uma quantia impressionante

Fabio Previdelli, atualizado por Wallacy Ferrari Publicado em 16/09/2020, às 10h30 - Atualizado em 24/10/2021, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Maria Antonieta (1755-1793) - Wikimedia Commons / Domínio Público
Retrato de Maria Antonieta (1755-1793) - Wikimedia Commons / Domínio Público

Um sapato branco feito de pele de cabra e seda, que pertenceu a Maria Antonieta, foi leiloado pela casa de vendas Osenat, em Versalhes, na França, por 43.750 euros — algo na casa dos R$ 282 mil — em novembro de 2020.

Com 22,5 centímetros de comprimento, o calçado, que está em boas condições, é feito de pele de cabra e sua ponta foi confeccionada com seda. A sola do sapato é de couro e ele possui um salto de 4,7 centímetros. Já no peito do pé, há um detalhe de quatro fitas plissadas sobrepostas. 

O calçado de Maria Antonieta teria chegado até as mãos de Marie-Emilie Leschevin, amiga de Madame Campan — primeira criada da rainha —, e teria sido, desde então, conservado por suas gerações futuras.  

Sapato de Maria Antonieta / Crédito: Divulgação/ YouTube/ RT France

Outra peça de Maria Antonieta também foi leiloada esse ano por um valor considerável. Em maio, um baú da “suíte” da rainha Consorte da França e uma enorme toalha usada durante sua coroação, em 1775, também foram arrematadas. 

Sobre Maria Antonieta

Rainha da França no último governo absoluto dos Bourbon, Antonieta tinha grande fama por sua ostentação e seu apreço pelos objetos de alto valor, opulência e o glamour. Isso gerou grande ódio popular contra a monarca, o que acelerou o processo que levou a sua decapitação em 1793.

Antonieta foi presa sob acusação de alta traição, esgotamento do tesouro nacional, conspiração e incesto. Confinada numa cela insalubre, a monarca austríaca foi julgada e condenada à morte, sendo executada no dia 16 de outubro de 1793.

Diante do povo francês, a rainha, que perdera o marido meses antes para a guilhotina, encontrou o mesmo trágico fim que o rei. Ao longo dos séculos, sua história foi lembrada em diversas produções literárias.

228 anos após a morte da monarca francesa, o site Aventuras na História inicia o podcast 'Desventuras na História' com um episódio incrível que narra a trajetória de Antonieta, condenada à morte na guilhotina.

Com narração do professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em 30 minutos', serão episódios semanais que falam sobre a vida íntima de personagens que marcaram a História. 

“Para mim esse projeto é ótimo”, explica o professor. “Minha expectativa principal é fazer com que as pessoas entendam que a história não precisa ser maçante, pode ser bem descontraída. E acredito que o site da Aventuras na História já tem essa pegada.”

Abaixo, você confere o episódio: