Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Sarcófago é encontrado sob piso da Catedral de Notre-Dame

As obras de restauração do local revelaram achados arqueológicos inusitados

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 16/03/2022, às 13h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do sarcófago de chumbo - Divulgação/ Ministério da Cultura da França/ Denis Gliksman, Inrap / Rndp
Fotografia do sarcófago de chumbo - Divulgação/ Ministério da Cultura da França/ Denis Gliksman, Inrap / Rndp

A histórica Catedral de Notre-Dame, localizada em Paris, atualmente passa por um processo de restauração, algo que se fez necessário após o local ter sido devastado por um violento incêndio no ano de 2019. 

As extensas obras, que já duram três anos a esse ponto, acabaram revelando uma série de descobertas arqueológicas sob os escombros da igreja. A mais recente delas foi anunciada pelo Ministério da Cultura da França na última terça-feira, 15. 

Trata-se de uma série de túmulos, esculturas pintadas e ainda um bem preservado sarcófago de chumbo de formato humano, conforme as informações repercutidas pelo France24. A estimativa inicial dos especialistas é que eles seriam datados do século 14. 

Fotografia da escavação / Crédito: Divulgação/ Ministério da Cultura da França/ DRAC IDF / Dorothée Chaoui-Derieux

Os itens do passado foram encontrados logo abaixo do atual térreo da catedral, e sua escavação tem previsão para prosseguir até o dia 25 de março. 

"Tendo em conta as características e localização do sarcófago, parece provável a hipótese do sepultamento de um alto dignitário. Uma câmera endoscópica foi introduzida no sarcófago e possibilitou identificar a presença de restos vegetais sob a cabeça do falecido, cabelos, fragmentos de tecidos, além de matéria orgânica, todos sugerindo um muito bom estado de conservação geral", afirmou o Ministério da Cultura em um comunicado. 

A restauração de Notre-Dame como um todo, por outro lado, apenas terminará no ano de 2024. 

Confira abaixo um vídeo mostrando as descobertas arqueológicas citadas: