Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Satélite americano é capaz de ver através das paredes e captar imagens do mundo

O satélite lançado na órbita da Terra há alguns meses tem deixado a muitos preocupados com a perda da privacidade das pessoas

Giovanna Gomes Publicado em 19/12/2020, às 10h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem captada pelo satélite Capella 2 - Divulgação/ Capella Space
Imagem captada pelo satélite Capella 2 - Divulgação/ Capella Space

Há alguns meses, a empresa Capella Space lançou na órbita da Terra um satélite capaz de captar imagens em alta resolução de qualquer lugar do mundo.

O que pode gerar preocupações quanto à privacidade das pessoas é que o Capella 2 consegue observar através das paredes dos arranha-céus das grandes cidades.

A tecnologia se chama "radar de abertura sintética" (SAR, na sigla em inglês) e funciona como o sistema de ecolocalização usado por golfinhos e morcegos.

Para captar as imagens, o Capella 2 emite um sinal de rádio de 9,65 GHz em direção ao seu alvo e, então, coleta e interpreta o sinal quando ele volta para a atmosfera. A potência do sinal é tão forte que é capaz de enxergar através dos objetos.

"Nessa frequência, as nuvens são muito transparentes. Você pode enxergar através de fumaça, névoa, umidade e neblina. Gerando o seu próprio sinal, é como se você apontasse uma lanterna para ali. Não importa se é dia ou noite", disse o executivo-chefe Paydam Banazadeh, ex-engenheiro da Nasa, ao site Futurism.

A empresa prevê o lançamento de mais seis satélites em 2021, o que tem deixados a muitos receosos.