Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Satélite brasileiro feito por startup irá ao espaço pela SpaceX

O novo satélite possibilitará um importante avanço tecnológico para o país

Redação Publicado em 21/12/2021, às 14h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia registra satélite brasileiro - Divulgação / PION Labs
Fotografia registra satélite brasileiro - Divulgação / PION Labs

Uma parceria entre a empresa brasileira PION Labs e a megaempresa aeroespacial SpaceX, do bilionário sul-africano Elon Musk, marcará o envio do primeiro satélite totalmente criado por uma startup tupiniquim no próximo dia 10 de janeiro de 2022, partindo da Flórida, EUA, pelo foguete Falcon 9.

O aparelho recebeu o nome de PION-BR1 e servirá para estudar a capacidade de comunicação a longa distância e contribuirá com dados ao setor no Brasil, sendo desenvolvido durante sete meses por Calvin Trubiene, Bruno Pinto Costa, Gabriel Yamato e João Pedro Vilas Boas em São Caetano do Sul, cidade que compõe o ABC Paulista.

O artefato é considerada um satélite de pico, também conhecido como PocketCube, medindo apenas 125 centímetros cúbicos e prometendo auxiliar com informações espaciais, mesmo com o tamanho pequeno. Junto do satélite brasileiro, outros aparelhos, provenientes de parcerias da SpaceX, serão enviados ao espaço.

De acordo com o Yahoo Notícias, o diretor da startup brasileira, João Pedro Vilas Boas, afirmou que, apesar da diferença de intervenção espacial do Brasil com outros países do mundo, o novo satélite possibilita um avanço tecnológico: “Por isso, queremos democratizar o acesso e aproximar as pessoas do espaço”, acrescentou.