Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Saudações de gênero neutro são adotadas por companhia aérea do Japão

A medida busca “criar uma atmosfera positiva e tratar a todos, incluindo nossos clientes, com respeito”, explica porta-voz da Japan Airlines

Alana Sousa Publicado em 29/09/2020, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Avião da Japan Airlines - Wikimedia Commons
Avião da Japan Airlines - Wikimedia Commons

Na manhã de hoje, 29, a companhia aérea Japan Airlines (JAL) anunciou que não irá mais utilizar a expressão “senhoras e senhores” (ladies and gentlemen, em inglês) durante seus voos. Ao invés disso, os funcionários passarão a cumprimentar os passageiros com expressões clássicas, que possuam gênero neutro. A informação foi divulgada pela BBC.

Seguindo outras grandes empresas globais, como Air Canada e EasyJet, a JAL substituirá a saudação antiga por “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”, e ainda, como informou em comunicado, algumas frases serão adaptadas, como “atenção a todos os passageiros” e “bom dia a todos”.

A medida entrará em vigor a partir do dia 1 de outubro em todos os aeroportos operados pela Japan Airlines — que se tornou a primeira companhia aérea asiática a instaurar a prática.

Em entrevista à Reuters, a porta voz da JAL, Mark Morimoto, afirmou: “Temos o compromisso de não discriminar com base em gênero, idade, nacionalidade, raça, etnia, religião, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero ou outros atributos pessoais”. E acrescentou: “Aspiramos ser uma empresa onde possamos criar uma atmosfera positiva e tratar a todos, incluindo nossos clientes, com respeito”.