Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Maior árvore do mundo

Se aproximar da maior árvore do mundo agora pode gerar multa

Caminhadas próximas a maior árvore do mundo são proibidas, gerando até punições para quem desobedecer

Matheus Botosso Publicado em 05/08/2022, às 15h57

Maior árvore do mundo, Hyperion, localizada no Parque Nacional de Redwood, na Califórnia. - Imagem retirada de SoS Curiosidades
Maior árvore do mundo, Hyperion, localizada no Parque Nacional de Redwood, na Califórnia. - Imagem retirada de SoS Curiosidades

O Parque Nacional de Redwood, na Califórnia, conhecido por abrigar a maior árvore do mundo, conhecida como Hyperion, de 116 metros de altura, é uma das áreas de mata selvagem de maior importância na história.

O local onde Hyperion se encontra, tem cerca de 560 km² e compreende três parques, que protege 45% de todas as árvores do tipo na Terra. Fundado no início do século 20, o local não é conhecido somente pela sua rica área de floresta. Em seu interior, vivem ainda espécies de animais como ursos, flores raras, pássaros e diversas espécies em extinção.

Entre as espécies que dependem do Redwood para sobreviver, estão: salmão-rei, a coruja-pintada do norte e o leão-marinho de steller. Por este motivo, a Unesco reconheceu em 1980 o Parque Nacional de Redwood como Patrimônio da Humanidade.

Informações sobre Hyperion

A mais alta árvore do globo segundo o Guinness World Records é um dos maiores tesouros do Parque Nacional de Redwood, e agora deve finalmente descansar livre das interferências do homem.

A administração do parque anunciou na última semana, que a Hyperion enfrenta danos em suas raízes por conta dos turistas que insistiam em se sentar ou subir em seu tronco para tirar fotos, ou tentar escalá-la.

Por conta disso, todo visitante que for pego próximo às árvores de 116 metros de altura, poderá passar até seis meses na prisão e pagar uma multa de US$5 mil, cerca de R$26 mil. A Hyperion está localizada nas profundezas do complexo Redwood e nenhuma das trilhas oficiais leva até o ponto onde está situada.

A dupla de especialistas Chris Atkins e Michael Taylor encontrou a árvore em 2006. Sua localização é mantida em segredo, segundo o próprio Guinness, para preservá-la. Ela foi batizada em homenagem a um dos titãs — pai do deus "solar" Helios e da lunar Selene — na mitologia grega justamente por causa de seu tamanho.

Com idade entre 600 e 800 anos, Hyperion ainda está em crescimento, e por isso a sua preservação é de alta importância. Em sua primeira medição, em 2006, ela tinha 115,55 metros. Em 2019, ao ser autenticada pelo Guinness, ela já havia chegado a 116,07 metros. Seu diâmetro é de 4,94 metros e seu peso estimado é de 209 toneladas. Especial, sua coroa mede 90,9 metros, cerca de 2 metros a menos que a Estátua da Liberdade.

Agora, as autoridades se preocupam com a degradação e o lixo, resultado da ação de humanos.

Havia lixo, pessoas criando mais e mais trilhas paralelas para usar o banheiro. Eles deixam papel higiênico e dejetos humanos. Não é uma coisa boa", acredita Leonel Arguello, chefe de Recursos Naturais do parque.

Ele ainda manifestou a sua preocupação ao jornal 'San Francisco Gate', com o fato de a área ter baixo sinal de celular e GPS, o que pode dificultar o resgate de visitantes feridos que buscam informações "secretas" com blogueiros para achar a Hyperion nas trilhas clandestinas.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.