Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Secretário de Cultura do governo Bolsonaro parafraseia discurso do nazista Joseph Goebbels

Citação, que repercutiu nas redes sociais, ocorreu em vídeo que anunciava Prêmio Nacional das Artes

Fabio Previdelli Publicado em 17/01/2020, às 09h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com as fotos de Roberto Alvim e Joseph Goebbels - Creative Commons
Montagem com as fotos de Roberto Alvim e Joseph Goebbels - Creative Commons

Em vídeo publicado na noite de ontem, dia 17, o Secretário Especial de Cultura do Governo Bolsonaro, Roberto Alvim, parafraseou trechos do discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista. Confira as semelhanças no discurso:

Discurso de Roberto Alvim: “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo — ou então não será nada”. (O pronunciamento de Alvim pode ser visto nas páginas oficiais da Secretaria Especial da Cultura)

Discurso de Joseph Goebbels: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”. (Trecho retirado do livro Joseph Goebbels: Uma Biografia, do escritor Peter Longerich, publicado pela editora Objetiva).

Entretanto, não foi só o discurso que chamou a atenção. Toda a estética do vídeo — enquadramento, cenário e trilha sonora — além da postura de Alvim — tom de voz, vocabulário e a maneira firme de falar — tornaram as comparações ainda mais evidentes.

Outro ponto que chamou atenção foi a música de fundo usada no pronunciamento de Roberto Alvim: um trecho da ópera Lohengrin, de Richard Wagnercompositor que tinha Adolf Hitler como fã. Uma música de Wagner, inclusive, inspirou o ditador alemão a escrever Mein Kampf.


+Saiba mais sobre o Ministro da Propaganda da Alemanha Nazista Joseph Goebbels por meio dos livros: 

Joseph Goebbels, Peter Longerich e Luiz A. de Araújo (2014) - https://amzn.to/2p40uvD

Goebbels. Propaganda: Paul Joseph Goebbels. Biografia, foto, vida pessoal, Klim Max (2018) - https://amzn.to/2p8hocm

Goebbels: A Biography (English Edition), Peter Longerich 2015) - https://amzn.to/2W3BmkN

Inimigo Judeu. Propaganda Nazista Durante a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, Jeffrey Herf (2013) - https://amzn.to/2od0B7M

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.