Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Sri Lanka

Sede de canal de TV é invadida por manifestantes no Sri Lanka

Após fuga do presidente para arquipélago, manifestantes invadem sede de importante canal de TV no Sri Lanka

Redação Publicado em 13/07/2022, às 20h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manifestações no Sri Lanka - Reprodução/Youtube/CNN Brasil
Manifestações no Sri Lanka - Reprodução/Youtube/CNN Brasil

Após fuga do presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, país declara estado de emergência nesta quarta-feira, 13. Manifestantes voltam às ruas e invadem sede de principal canal do país.

Através de um avião militar para as Ilhas Maldivas, Gotabaya Rajapaksa fugiu após o anúncio da crise econômica mais grave já vivida pelo país. A sede do canal Rupavahini, o principal do país, foi invadida por manifestantes após a notícia da fuga.

Uma das pessoas presentes no protesto, exigiu que só fossem exibidas notícias sobre as manifestações, mas a transmissão foi interrompida e substituída por programas gravados. 

Após a invasão da residência de Ranil Wickremesinghe, designado como presidente interino após a fuga deRajapaksa, foi declarado o estado de emergência e instaurado um toque de recolher em Colombo, capital do país, como informa o G1.

Pior crise da história

Os manifestantes do Sri Lanka tomam as ruas da capital, desde junho, após denunciarem Gotabaya Rajapaksa por má gestão econômica, alegando que isso levou o país à beira do caos. Os protestos já resultaram na queima de prédios públicos e na invasão do palácio presidencial.

Gotabaya Rajapaksa deve renunciar ainda nessa quarta. Após a crise que tornou impossível financiar as importações de produtos essenciais para a população, o Sri Lanka, para o recebimento de empréstimo, está em negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Também devido ao esgotamento de suas reservas de combustível, o país teve de fechar suas administrações não essenciais e as escolas, a fim de reduzir os deslocamentos.