Notícias » Entretenimento

Segunda Guerra Mundial: Filme sobre a esquecida Batalha do Rio Escalda estreia na Netflix

Longa narra crucial episódio que culminou com a libertação da Holanda em 1945

Fabio Previdelli Publicado em 18/10/2021, às 16h28

Cena de 'A Batalha Esquecida'
Cena de 'A Batalha Esquecida' - Divulgação/ Netflix

Nos últimos dias chegou ao catálogo da Netflix o filme holandês ‘The Forgotten Battle’, que no Brasil ganhou o título de ‘A Batalha Esquecida’. A trama, dirigida por Matthijs van Heijningen Jr, narra um episódio pouco lembrado da Segunda Guerra Mundial: a Batalha do Rio Escalda. 

A narrativa se passa na província holandesa de Zelândia que, em 1944, estava sob ocupação dos nazistas — após o desembarque na Normandia. O filme segue as histórias de um soldado do Eixo Holandês (interpretado por Gijs Blom), um piloto aliado britânico (Jamie Flatters), e uma mulher que participa de um grupo local de resistência (Susan Radder). Em certo momento da trama, a trajetória dos três se conecta de maneira surpreendente. 

“Durante a Segunda Guerra, na crucial Batalha do Rio Escalda, três vidas bem diferentes se cruzam. Veja a batalha sob suas perspectivas”, diz a sinopse da produção. 

O filme narra como a vitória dos Aliados no conflito forneceu às forças aliadas, na Antuérpia, uma rota marítima e ajudou a contribuir para a libertação da Holanda em 5 de maio de 1945. O longa possui um índice de aprovação de 77% no Rotten Tomatoes.