Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irã

Irã lança primeiro satélite militar, revela Guarda Revolucionária

Ação acontece em momento de tensão com os Estados Unidos a respeito de programas nucleares iranianos

Penélope Coelho Publicado em 22/04/2020, às 10h53 - Atualizado às 10h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do foguete iraniano carregando o satélite Nour - Divulgação
Imagem do foguete iraniano carregando o satélite Nour - Divulgação

A Guarda Revolucionária do Irã anunciou nesta quarta-feira, 22, o lançamento do primeiro satélite militar do país. “O primeiro satélite da República Islâmica do Irã foi colocado em órbita com êxito”, afirmou o Sepahnews, site oficial da Guarda.

Essa notícia coincide com o momento de tensão entre o Irã e os Estados Unidos, que está acontecendo da região do Golfo. O desentendimento tem como argumento justamente os programas nucleares na cidade de Teerã, após a morte do principal comandante iraniano Qassem Soleimani, em um ataque feito por drones americanos em Bagdá, no começo do ano.

O satélite recebeu o nome Nour, da palavra persa luz. O artefato foi lançado no deserto de Markazi, centro do país e está orbitando 425 quilômetros acima da superfície terrestre, segundo informações da Guarda Revolucionária, divulgadas em seu site oficial.

O Estado americano de Washington faz críticas constantes aos programas de satélites iranianos, que por sua vez, afirmam que não tem interesse em adquirir armas nucleares. O Irã disse que suas atividades são pacíficas e cumprem com as regras impostas pelo Conselho de Segurança da ONU.