Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Segundo Kamala Harris, os EUA devem enfrentar "passado vergonhoso" com nações tribais

A vice-presidente norte-americana realizou a declaração durante o Congresso Nacional dos Índios Americanos, na última terça-feira, 12

Redação Publicado em 13/10/2021, às 11h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kamala Harris - Divulgação / Youtube / Bloomberg Philanthropies
Kamala Harris - Divulgação / Youtube / Bloomberg Philanthropies

Na última terça-feira, 12, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, declarou que os exploradores europeus que chegaram aos EUA no passado "deram início a uma onda de devastação para as nações tribais, perpetrando violência, roubando terras e espalhando doenças".

Em seu discurso no Congresso Nacional dos Índios Americanos, a democrata ainda afirmou que devemos enfrentar os danos do passado: "Não devemos fugir desse passado vergonhoso e devemos lançar luz sobre ele e fazer tudo o que pudermos para enfrentar o impacto do passado nas comunidades indígenas hoje".

Harris afirmou na ocasião que o governo Bidendeverá promover uma renegociação de "um memorando de entendimento sobre financiamento federal para treinamento profissional em terras tribais".

Esse memorando chegou a ser renegociado em 2018 entre 12 agências federais. Contudo, na época não houve participação dos indígenas.

A vice-presidente destacou que, desde 1934, "todo mês de outubro os Estados Unidos reconhecem a viagem dos exploradores europeus que pousaram na costa dos americanos". No entanto, "essa não é toda a história, essa nunca foi toda a história."