Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Seis múmias de crianças são encontradas no Peru

Os restos mortais foram escavados próximo à múmia de uma importante figura

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/02/2022, às 17h36 - Atualizado às 17h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Múmia de uma criança enrolada em embrulhos funerários - Divulgação / Vídeo / Youtube (AFP Português)
Múmia de uma criança enrolada em embrulhos funerários - Divulgação / Vídeo / Youtube (AFP Português)

Há 24 quilômetros da capital peruana de Lima, ficava o centro urbano Cajamarquilla, com setores administrativos, domésticos e residenciais.

Construído através do barro, o complexo foi iniciado por volta do ano 200 a.C. por uma civilização pré-inca, e descobertas novas estão ativamente sendo feitas no local até hoje.

Como noticiado nesta segunda-feira,14, arqueólogos peruanos encontraram seis múmias de crianças, com cerca de 1.000 ou 1.200 anos de idade, enterradas com uma figura importante na sociedade. Os pesquisadores que encontraram as múmias acreditam que o sepultamento foi resultado de um sacrifício.

As crianças foram enroladas em tecidos e colocadas em diversas posições próximas à entrada, contudo, o real motivo da presença é um mistério. Arqueólogos responsáveis pela escavação já estão desenvolvendo hipóteses, mas sem confirmação, como relatou o especialista Pieter Van Dalen.

As crianças, segundo nossa hipótese de trabalho, teriam sido sacrificadas para acompanhar a múmia no caminho para o mundo dos mortos. Elas [as múmias] podiam ser parentes próximos e foram colocadas dentro de embrulhos funerários feitos de tecidos colocados em várias partes da entrada do túmulo da múmia”. 
Foto próxima de uma das múmias em Cajamarquilla - Créditos: Divulgação / Youtube (AFP Português)

Anteriormente, em novembro, os pesquisadores encontraram os restos de quem possivelmente foi o senhor de Cajamarquilla, morto entre 18 e 22 anos.

Estas novas múmias sobem o número de restos mortais encontrados no complexo urbano para 14.

As múmias das crianças eram enroladas e amarradas - Créditos: Divulgação / Youtube (AFP Português)