Notícias » Arqueologia

Selo de chumbo que pertenceu ao Papa Inocêncio IV é encontrado na Inglaterra

Os pesquisadores estimam que o artefato tenha cerca de 700 anos

Penélope Coelho Publicado em 09/07/2020, às 09h57

Selo de chumbo
Selo de chumbo - Divulgação / British Museum’s Portable Antiquities Scheme

Uma nova pesquisa liderada pelo especialista em detecção de metais, Andy Bassett, descobriu evidências de um artefato antigo em um campo no condado de Shropshire, Inglaterra. O objeto em questão é um selo de chumbo — que fora utilizado no envio de uma carta. De acordo com os especialistas, o remetente foi um papa.

O pontífice teria sido Inocêncio IV, cujo o papado se iniciou em 1243. Os pesquisadores trabalham com a possibilidade de que o objeto tenha sido encontrado na Inglaterra, em uma tentativa do Papa em obter o apoio do rei Henrique III, durante sua reivindicação pela Sicília.

Artefato medieval encontrado em Shropshire / Crédito: Divulgação/ British Museum’s Portable Antiquities Scheme

 

Outra hipótese é que a carta tenha sido enviada como agradecimento para um cidadão inglês que tenha ajudado a igreja financeiramente. “Não sabemos a quem o Papa enviou a carta. Tudo o que sabemos é que o selo de chumbo caiu”, afirmou Bassett em entrevista à Associated Press.

O selo agora faz parte dos milhares de objetos arqueológicos que foram oficialmente registrados pela Grã-Bretanha e descobertos pelo Portable Antiquities Scheme do Museu Britânico.