Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Selo de importante clã é encontrado em castelo na Escócia

O artefato revelou aos pesquisadores mais informações sobre as tribos inimigas que batalhavam por territórios estratégicos na região

Isabela Barreiros Publicado em 19/03/2020, às 07h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O selo do clã Campbell - Divulgação/Universidade de Reading
O selo do clã Campbell - Divulgação/Universidade de Reading

Durante escavações realizadas no Castelo Dunyvaig, localizado na ilha de Islay, na Escócia, arqueólogos encontraram um antigo selo, pertencente a um importante clã da região. Atrás do artefato, está a data de 1593 e a marca de um fabricante, “DM”.

De acordo com os pesquisadores, o objeto foi forjado no período em que o clã Campbell e o clã MacDonald lutavam arduamente para obter hegemonia na Escócia. Eles batalhavam principalmente por territórios estratégicos na costa oeste da região.

No início do século XVI, o clã Campbell era fiel à coroa escocesa, enquanto o oposto guerreava contra estes no intuito de acabar com o poder da monarquia que governava a região na época. Além disso, historicamente, o grupo foi um dos clãs mais importantes das Terras Altas.

O resultado da pesquisa que teve como objeto de estudo o selo encontrado foi publicado em forma de artigo na revista acadêmica Antiquity. Ele foi escrito por pesquisadores do Departamento de Arqueologia da Universidade de Reading, na Inglaterra.