Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pré-história

Sem a magia de Jurassic Park: Estudo revela como os velociraptores caçavam

A partir de dentes fossilizados, pesquisadores descobriram que tais dinossauros viviam de uma forma diferente do imaginado

Pamela Malva Publicado em 13/05/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de velociraptores - Divulgação
Imagem meramente ilustrativa de velociraptores - Divulgação

Cientistas da Universidade de Wisconsin Oshkosh descobriram, em novo estudo, que os velociraptores em nada se parecem com os dinossauros dos filmes. Após algumas análises, a equipe identificou o padrão de caça dos animais pré-históricos.

Para a pesquisa, os paleontólogos analisaram dentes de velociraptores pequenos e adultos, todos datados de 115 a 108 milhões de anos atrás. Com os fósseis, foi possível determinar os múltiplos componentes das dietas desses animais.

Dessa forma, os cientistas puderam perceber que os raptors, na verdade, não caçavam em bandos, como é mostrado em filmes, por exemplo. Ao contrário, ficou claro que tais indivíduos podem até atacar a mesma presa, mas não de maneira coordenada.

Segundo Segundo Joseph Frederickson, paleontólogo e diretor do Museu de Ciências da Universidade de Wisconsin Oshkosh, esse comportamento pode ser observado nos descendentes dos dinossauros: os pássaros e os crocodilianos. Tais animais “não caçam em grupos e raramente buscam por presas maiores que eles”, explica.

As evidências nos dentes ainda sugerem que os dinossauros provavelmente se comportavam como os atuais dragões Komodo. Nesse sentido, descobriu-se que a dieta de velociraptores bebês era diferente da dos adultos, indicando que os maiores não alimentavam os menores, que deveriam caçar sozinhos para sobreviver.