Notícias » Estados Unidos

Sem ter relações com machos há 15 anos, cobra de 62 anos bota ovos

O surpreendente episódio foi revelado pelo zoológico de Saint Louis, que comemorou a notícia nas redes sociais

Redação Publicado em 14/09/2020, às 08h43

A cobra que chamou atenção nas redes sociais
A cobra que chamou atenção nas redes sociais - Divulgação/Zoológico de Saint Louis

Sem ter relações com machos há 15 anos, uma cobra píton surpreendeu o time do zoológico de Saint Louis, Missouri, EUA. Isso porque a velha píton-real botou sete ovos. As informações são do Yahoo Notícias.

Embora só tenha sido divulgado agora, o curioso episódio ocorreu em julho e foi divulgado pela instituição como “muito emocionante”. De acordo com os pesquisadores envolvidos no zoológico, a reprodução sem machos da espécie é algo incomum. Foi indicado que as fêmeas são capazes de armazenar o esperma do macho e utilizar em seguida.

"Em 23 de julho, algo incrível aconteceu no Herpetarium Charles H. Hoessle no Zoológico de Saint Louis. Uma píton-bola botou ovos! Isso pode não parecer muito emocionante para alguns, mas para nossa equipe definitivamente foi. Esta cobra fêmea em particular tem mais de 50 anos (a cobra mais velha documentada em um zoológico) e não está com um macho há mais de 15 anos!”, revelou a instituição através das redes sociais.

Agora, o zoológico vai trabalhar para descobrir como ocorreu o episódio com precisão. “As pítons-bola, nativas da África central e ocidental, são conhecidas por se reproduzirem sexualmente e assexuadamente, o que é chamado de partenogênese facultativa. As cobras também são conhecidas por armazenar esperma para atrasar a fertilização. Agora a questão é: qual das duas explicações é a razão dos ovos? Sem o teste genético, a equipe do zoológico não saberá se esta píton-bola se reproduziu sexualmente ou assexuadamente, mas deverão descobrir. Enquanto nossa equipe continua incubando os ovos, amostras serão enviadas para testes genéticos”.

Confira a publicação do zoológico abaixo.