Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Desaparecimento

Sequestrado pela mãe e avô fala pela primeira vez após seis anos desaparecido

Alex Batty tinha apenas 11 anos quando foi levado pela mãe e o avô durante viagem à Espanha; ele foi encontrado apenas na semana passada

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 19/12/2023, às 12h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alex Batty em foto quando tinha a idade que desapareceu - Polícia de Manchester
Alex Batty em foto quando tinha a idade que desapareceu - Polícia de Manchester

Após seis anos desaparecido, o jovem britânico Alex Batty falou pela primeira vez desde que voltou ao Reino Unido. Natural de Oldham, na Grande Manchester, o menino, agora com 17 anos, foi encontrado pelas autoridades francesas na última quinta-feira, 14. 

+ Garoto britânico sequestrado pela mãe e avô há seis anos é encontrado vivo

No dia 30 de setembro de 2017, Alex foi supostamente sequestrado por sua mãe Melanie (que não tem sua tutela legal) e seu avô David. Na ocasião, eles haviam concordado com a avó do garoto, tutora oficial de Betty, que o levariam para uma viagem na Espanha. O trio havia sumido desde então. 

Já no último sábado, 15, Alex conheceu seu padrasto no aeroporto de Toulouse, na França, antes de embarcar para seu país natal — onde ele se reuniu com sua família, reportou a polícia. Na tarde de ontem, o jovem falou pela primeira vez com a imprensa:

 Estou feliz por estar em casa no Natal".

O sequestro 

Segundo reportado pelo The Independent, promotores franceses apontaram que o menino passou a viver um estilo de vida nômade após ser levado pela mãe e o avô. O trio teria passado por diversos lugares da Espanha, Marrocos e França. 

Neste último país, onde foi encontrado, os proprietários de uma fazenda alegaram que recebiam a visita do adolescente regularmente. Entretanto, ele não se apresentava como Alex, mas sim como Zach

+ Como o 'Mistérios Sem Solução' ajudou a solucionar o desaparecimento de uma menina

Eles ainda informaram que o avô do garoto trabalhava como um faz-tudo em troca de hospedagem e alimentação para os dois. Enquanto isso, sua mãe não morava na propriedade. 

Até o momento, o paradeiro de Melanie é desconhecido, embora as autoridades do país tenham afirmado que Alex lhes disse que ela pretendia levá-lo para a Finlândia — o que o motivou a abandoná-la. 

É possível que a mãe, nesta altura, tenha de fato ido para a Finlândia, como planejou", disse o procurador francês Antoine Leroy. "O avô, que sempre esteve com a filha e o neto, teria falecido há cerca de seis meses."

Subchefe de Polícia da Grande Manchester, Matt Boyle, disse que a força ainda não estabeleceu todas as circunstâncias do desaparecimento de Alex e tampouco informou se uma investigação criminal seria aberta ou não. A polícia inglesa ainda não recebeu o depoimento do adolescente.