Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Sergio Moro aparece com 11% das intenções de voto em 2022, segundo pesquisa

Recém filiado ao Podemos, o ex-juiz é possivelmente o maior rival de Lula e Bolsonaro nas eleições presidenciais

Pamela Malva Publicado em 22/11/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Sergio Moro - Getty Images
Fotografia de Sergio Moro - Getty Images

Entre os dias 16 e 19 de novembro, o instituto Paraná Pesquisas perguntou aos brasileiros quais seriam seus votos em 2022. Em quatro dos cenários, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) apareceu com cerca de 11% das intenções de voto.

Antes da recente filiação de Moro ao partido Podemos, em 10 de novembro, era Ciro Gomes (PDT) quem aparecia logo atrás de Lula e Jair Bolsonaro nas projeções. Com cerca de 6% das intenções, contudo, o candidato agora aparece atrás do ex-juiz.

Segundo a Revista Veja, a pesquisa do instituto considerou as respostas de 2.020 eleitores de 164 municípios de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesse sentido, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Em um dos cenários propostos pela pesquisa, o ex-presidente Lula lidera as eleições, com 34,9% dos votos. Logo depois vem o atual presidente Jair Bolsonaro (com 29,2%), seguido por Moro (10,7%) e Ciro Gomes (6,1%). Na mesma projeção, 9,9% dos entrevistados dizem que não votarão em nenhum dos candidatos, em branco ou nulo.

A pesquisa ainda perguntou aos brasileiros quais as características que eles esperam encontrar no presidente eleito ano que vem. A "honestidade" aparece em primeiro, com 38,1%, seguida por "competência" (18,4%), "ser próximo do povo" (16,0%), "todas as opções" (6,9%), "ter experiência política" (6,6%), "pulso firme" (4,5%), "ser novo na política" (1,6%) e o “partido político ao qual pertence" (0,8%).

Por fim, o Paraná Pesquisas ainda criou cenários entre os três primeiros candidatos. Segundo os resultados, nas duas simulações de segundo turno, Lula prevalece tanto contra Bolsonaro, com 42,5% a 35,6%, quanto contra Moro, com 40,7% a 29,8%.