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Série da HBO, Chernobyl, aumenta o turismo no local radioativo mais conhecido no mundo

Após o lançamento do seriado, o número de pessoas que querem conhecer a zona de exclusão dobrou

Thiago Lincolins Publicado em 06/06/2019, às 12h00

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Crédito: Reprodução

Lançada mundialmente em 6 de maio, a série Chernobyl, produzida pela HBO já é um dos maiores sucessos da emissora. Com um tom sombrio, a obra conta “a verdadeira história” sobre a maior catástrofe nuclear do mundo.

Na trama, Jared Harris é Valery Legasov, indivíduo escolhido para determinar a causa do acidente. Stellan Skarsgård é Boris Shcherbina, vice-presidente do Conselho de Ministros e chefe do Departamento de Combustível e Energia da URSS na época. Já a atriz Emily Watson interpreta Ulana Khomyuk, uma especialista em física nuclear responsável por investigar a tragédia, a fim de evitar que ela se repita.

Cena da série da HBO / Crédito: HBO

 

Entretanto, a relevância do seriado atingiu um nível insólito: foi revelado que a obra impulsionou a indústria turística de Chernobyl. Após o lançamento da série, a empresa de turismo ucraniana SoloEast registrou um aumento de 30% de turistas em relação a maio de 2018.

Além disso, Sergiy Ivanchuk, diretor da companhia, revelou que o número de pacotes vendidos para junho, julho e agosto aumentou em 40%, um dado surpreendente.

Durante a tragédia ocorrida no dia 26 de abril de 1986, um dos reatores da Usina Nuclear Chernobyl explodiu. O incêndio que se seguiu liberou uma nuvem radioativa que atingiu países tão distantes quanto a Itália e Finlândia. A cidade de Pripyat foi evacuada, e a zona de exclusão permanece até hoje. Todavia, em 2010, a área foi aberta ao público.

“A radiação torna a zona particularmente interessante”, afirma a empresa de turismo Chernobyl Tour ao descrever um dos pacotes de venda para os turistas macabros. Durante os passeios, os visitantes podem visitar casas e edifícios abandonados, o famoso parque de diversão bizarro e até mesmo o reator que explodiu durante a catástrofe.