Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Série sobre um dos maiores delatores da ditadura brasileira estreia hoje

José Anselmo infiltrou-se em grupos de guerrilheiros a mando dos militares, sendo responsável pela tortura e morte de muitos

Redação Publicado em 12/04/2022, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho do teaser da docusérie - Divulgação/ Youtube/ Clariô Filmes
Trecho do teaser da docusérie - Divulgação/ Youtube/ Clariô Filmes

A série documental brasileira "Em Busca de Anselmo", que fala sobre as muitas narrativas contraditórias que cercam a vida do militar José Anselmo, estreará na HBO nesta terça-feira, 12, às 20h. 

O homem é conhecido por ter se infiltrado em guerrilhas clandestinas de esquerda durante a ditadura militar, realizando inúmeras delações. Assim, Cabo Anselmo contribuiu de forma direta para a tortura e morte de muitos brasileiros durante esse período sombrio de nossa história. 

A impactante produção audiovisual entrevista o próprio delator, assim como pessoas de esquerda que o conheceram na época em que ele atuava como agente duplo. O militar morreu em março de 2022, aos 80 anos de idade, o que levou o lançamento da série, que já estava pronta desde 2018, a ser adiantado. 

"Ele é um personagem central, num determinado período da história do Brasil, uma história mal contada, que morreu impune, com um monte de informações que poderia esclarecer a morte e o desaparecimento forçado de um monte gente", declarou Carlos Alberto Júnior, o diretor da produção, em entrevista ao UOL. 

Confira abaixo o teaser de "Em Busca de Anselmo":