Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Shakespeare era bissexual, revela estudo de Cambridge

Segundo pesquisadores, o autor de Romeu e Julieta escreveu 27 obras para homens

Victória Gearini Publicado em 26/08/2020, às 11h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
William Shakespeare, poeta e dramaturgo - Getty Images
William Shakespeare, poeta e dramaturgo - Getty Images

O poeta e dramaturgo William Shakespeare viveu entre 1564 e 1616, e ao longo dos mais de 400 anos desde a sua morte, muito se especulou sobre a verdadeira sexualidade do autor de Romeu e Julieta. Entretanto, segundo o The Telegraph (via Uol), o mistério pode ter sido solucionado. 

Em entrevista, os pesquisadores Stanley Wells e Paul Edmondson afirmaram que o dramaturgo era "inquestionavelmente bissexual". A dupla analisou 182 sonetos, dos quais 154 eram tradicionais e 28 peças. A partir disso, chegaram a conclusão que 27 obras foram escritas para homens, enquanto 10 para mulheres. Já as outras 145 obras abordavam o desejo em ter alguém, sem distinção de gênero ou sexualidade, como pode ser percebido no ilustre Soneto 18.

Shakespeare em uma de suas pinturas oficiais / Crédito: Getty Images

"A linguagem sexual em alguns sonetos, que são definitivamente endereçados a homens, nos deixa sem quaisquer dúvidas de sua bissexualidade. Nos anos 1980 virou tendência dizer que ele era gay, mesmo ele sendo casado, com filhos", disse Paul Edmondson em entrevista ao Telegraph (via Uol). 

O estudo completo já tem data prevista de lançamento, que ocorrerá em setembro deste ano pela editora da Universidade de Cambridge. "Alguns destes sonetos eram endereçados a homens e outros a mulheres. Referir-se a ele como bissexual parece uma forma original de falar deste tema", completou Paul Edmondson ao Telegraph.


+Saiba mais sobre William Shakespeare por meio de obras disponíveis na Amazon:

Box Grandes obras de Shakespeare, de William Shakespeare (2017) - https://amzn.to/2rs7wuZ

Hamlet, de William Shakespeare (2015) - https://amzn.to/3eMEz19

Romeu e Julieta, de William Shakespeare (2016) - https://amzn.to/2KtCNE6

Muito barulho por nada, de William Shakespeare (2002) - https://amzn.to/2yHj4xS

Shakespeare. Teatro da Inveja, de René Girard (2010) - https://amzn.to/2zqXxKv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W