Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Símbolo do Brasil: Lobo-guará é filmado circulando as ruas de Sinop, MT

Ameaçado de extinção, o animal não coloca a população em risco por sua dieta restrita a pequenos roedores

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/05/2021, às 10h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lobo-guará em filmagem amadora - Divulgação / Twitter / Josenil Santos
Lobo-guará em filmagem amadora - Divulgação / Twitter / Josenil Santos

Ver o animal da nota de R$ 200 é um privilégio para poucos — tanto no financeiro, quanto no biológico; dessa vez, um lobo-guará foi visto correndo nas ruas do município de Sinop, em Mato Grosso, durante a manhã desta quarta-feira, 26, como noticiou o portal UOL.

Circulando próximo da Nilza de Oliveira Pipino, o bicho chamou atenção dos moradores locais e foi filmado, mas não apresenta risco aos cidadãos locais, visto que se alimenta de pequenos roedores.

O animal é comumente encontrado no Cerrado e regiões de transição com a Caatinga, normalmente longe de centros urbanos.

Atualmente, a espécie é ameaçada de extinção por fazer parte da lista de animais de animais vulneráveis do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que avalia situações de risco habitacional em relação a política ambiental.

Em 2020, a visibilidade ao animal foi amplificada após a decisão do Banco Central produzir a nova cédula de R$ 200 com o lobo-guará estampado, sendo considerado um símbolo do Brasil.

Com o episódio em Sinop, o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso e a Secretaria do Meio Ambiente de Sinop foram notificados, sem a confirmação se o animal foi devolvido a natureza.