Notícias » Entretenimento

Simulação permite uma viagem por naufrágio holandês de 360 anos

Desenvolvida por arqueólogos australianos, inovação tecnológica permite uma viagem imersiva nos destroços subaquáticos do Milkmaid

André Nogueira Publicado em 22/10/2019, às 08h30

None
Universidade de Flinders

Com uso de tecnologias inovadoras, experiência possibilita explorar um naufrágio holandês ocorrido há 360 anos. É o mais recente trabalho de uma equipe de arqueólogos australianos de Flinders, associados à Universidade da Islândia, que criaram uma simulação em 360 graus do navio Milkmaid, desaparecido após uma tempestade no século 17 e encontrado somente em 1992, por Erlendur Guomundsson e Saevar Árnason.

Os consumidores dessa nova experiência farão um mergulho virtual de três minutos nos escombros submarinos, ambientado num cenário hiperdetalhado. O projeto foi criado em comemoração ao aniversário de achado do navio, ocorrido três séculos após seu naufrágio, que é o mais antigo conhecido ocorrido na Islândia.

Maquete do navio / Crédito: Universidade de Flinders

 

 “O significado deste naufrágio é enorme para a Islândia", afirma Kevin Martin, candidato a PhD na Universidade da Islândia. “Como é um dos mais antigos destroços históricos conhecidos nesta parte do mundo, ilumina um período fascinante da história da Islândia, quando a Dinamarca governou a Ilha e teve monopólio comercial por um período de 200 anos”.

Imagem da simulação / Crédito: Universidade de Flinders

 

“O financiamento da Embaixada do Reino da Holanda em Canberra me permitiu viajar da Austrália para a Holanda para fazer uma digitalização em 3D de um modelo raro de navio do século 17, servindo de base para a reconstrução mais autêntica possível do navio. Nós até baseamos a pintura da popa em uma pintura holandesa contemporânea real, a famosa ‘Milkmaid' de Vermeer, pintada de apenas um ano antes de o navio ser destruído”, relatou John McCarthy, da Universidade de Flinders.


Conheça outros naufrágios da História:

1. Naufrágios, de Akira Yoshimura (2003) - https://amzn.to/2P9WtR2

2. O naufragio de Vicente Sodré, de Manuel Pinheiro Chagas (2019) - https://amzn.to/35WGFqy

3. Futilidade ou O Naufrágio do Titã, de Morgan Robertson (2013) - https://amzn.to/2Bxx8Z9

4. Depois do Naufrágio, de Marisa Medeiros (2019) - https://amzn.to/32NtYwB

5. Titanic: Minuto a minuto, de Jonathan Mayo (2017) - https://amzn.to/32BOJeh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.