Notícias » Afeganistão

Sistema de defesa dos EUA intercepta foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul

A Casa Branca confirmou o ataque

Penélope Coelho Publicado em 30/08/2021, às 07h22

Imagem ilustrativa de soldado norte-americano no Afeganistão
Imagem ilustrativa de soldado norte-americano no Afeganistão - Getty Images

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, publicadas nesta segunda-feira, 30, pelo portal UOL, faltando um dia para a conclusão da operação de retirada de suas tropas do Afeganistão, os Estados Unidos interceptaram hoje cinco foguetes que foram lançados contra o aeroporto de Cabul.

Segundo revelado na publicação, as interceptações foram realizadas pelo sistema de defesa antimísseis dos EUA. Sabe-se que a Casa Branca confirmou o ataque e informou que a operação de retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão não foi interrompida.

Em entrevista, moradores da região relataram barulhos que indicam a ativação do sistema de defesa contra mísseis. Além disso, informaram terem visto estilhaços caindo do céu.

De acordo com reportagem, um funcionário dos Estados Unidos relatou anonimamente que não houve registro de vítimas em decorrência da tentativa de atentado.

Sabe-se que desde que o Talibã retomou o poder na região, pessoas se aglomeram no aeroporto da capital do país, na desesperada tentativa de deixar a nação em meio aos conflitos.

Recentemente, o Estado Islâmico — rival do Talibã — assumiu a responsabilidade de um ataque suicida no aeroporto. O atentado com explosivos deixou pelo menos 100 pessoas mortas, incluindo soldados norte-americanos.