Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coronavírus

Sistemas de saúde entrarão em colapso em semanas, diz especialista

Em entrevista, a médica Ludhmila Hajjar falou sobre o atual cenário da pandemia de Covid-19, no Brasil

Penélope Coelho Publicado em 12/01/2022, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
UTI de Covid, em São Paulo - Getty Images
UTI de Covid, em São Paulo - Getty Images

Em entrevista concedida ao jornal O Globo, nesta quarta-feira, 12, a cardiologista Ludhmila Hajjar — que se tornou um dos grandes nomes no tratamento contra Covid-19 no Brasil — falou sobre o atual cenário da pandemia no país.

Quando questionada sobre o considerável aumento de casos, com o avanço da nova variante ômicron, a especialista — que publicou 31 artigos científicos sobre o novo coronavírus — afirmou que os sistemas de saúde devem ser afetados dentro de semanas, por diferentes motivos.

Pelo ritmo que estamos vendo, em uma semana os  sistemas de saúde deverão entrar em colapso no Brasil. O número de infecções aumentará mais ainda nos ambulatórios e provavelmente faltarão mais profissionais da saúde no combate”, disse Hajjar, em entrevista ao O Globo.

A médica do Hospital das Clínicas e da Rede D'Or, em São Paulo, continuou:

A maioria dos médicos e enfermeiros foi imunizada com duas doses da CoronaVac e reforço da Pfizer. A CoronaVac foi importantíssima no início, frente à inexistência de outras. Mas ela não protege como as outras em relação a novas variantes. Muitos de nós seremos infectados. De uma forma mais branda em relação ao que se viu há um ano, quando não havia imunizantes no Brasil. Mesmo assim, seremos afastados”.