Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Venda ilegal de fósseis

Site americano estaria vendendo fósseis extraídos do sertão nordestino

O site norte-americano estaria vendendo ilegalmente fósseis de insetos do período Cretáceo

Luisa Alves, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 11/02/2023, às 09h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de site norte-americano que supostamente estaria vendendo fósseis do Brasil - Reprodução / Twitter
Imagem de site norte-americano que supostamente estaria vendendo fósseis do Brasil - Reprodução / Twitter

Um site americano estaria vendendo ilegalmente fósseis de insetos que viveram na pré-história no semiárido do nordeste. Pelo menos 214 fósseis estão à venda no site que está sendo investigado pelo MPF (Ministério Público Federal) no Ceará.

Quem fez a denúncia da venda dos fósseis — que são propriedade da União — foi o professor e pesquisador da UFPI (Universidade Federal do Piauí), Juan Cisneros, segundo a coluna de Carlos Madeiro na UOL.

Se comprovada a suspeita de que o material saiu ilegalmente do Brasil, o objetivo é que a Justiça dos Estados Unidos seja acionada para determinar a apreensão e devolução dos fósseis ao território latino-americano.

Venda ilegal

Segundo uma lei de 1942, os fósseis pertencem à União e por isso não podem ser enviados ao exterior. Com isso, qualquer peça que seja enviada após esse ano, é considerada contrabando de material paleontológico.

Algumas páginas do site foram visitadas pela coluna do UOL que encontrou fósseis à venda por US$ 3.900 (cerca de R$ 20 mil). De acordo com o professor, a classe dos artrópodes do Araripe ainda não é muito estudada e essas peças poderiam auxiliar no conhecimento de espécies que viveram no Cretáceo.

Nem todo fóssil que encontramos aqui tem o nível de detalhamento como o que a gente vê sendo vendido, principalmente os mais caros", disse.

Bacia do Araripe

Ao UOL, Juan Cisneros, explicou que os fósseis só poderiam ter saído ilegalmente do Brasil antes de 1942, no entanto, eles estão em depósitos de calcário na bacia do Araripe, os quais não eram conhecidos naquela época.

Esse local é um dos mais importantes no mundo para a pesquisa paleontológica do período Cretáceo. De acordo com o professor, esses achados são considerados relíquias por seu excelente estado de conservação.

"São insetos que viveram no período Cretáceo, há 100 milhões de anos. Eles são um documento importante da história do nosso planeta e contam como era o ambiente no Brasil na época dos dinossauros", explicou.

Fósseis no exterior 

De acordo com o procurador da República, Rafael Rayol, diversas peças já foram localizadas no exterior e para isso, o MPF conta com a ajuda de pesquisadores. Peças já foram localizadas em museus, com colecionadores e sendo comercializadas na internet.

Com o resgate de fósseis que estavam irregularmente no exterior, o Brasil já conseguiu muitas vitórias. 

"Temos vários casos que tiveram sucesso na França, onde em maio do ano passado, por exemplo, foram devolvidos mil fósseis contrabandeados depois de longa disputa. Mas já tivemos também aqueles que vieram da Itália e dos EUA", disse, como informado pelo UOL.

Ele também contou que casos como esse foram encontrados em páginas do Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Holanda. De acordo com ele, já foram localizadas peças também em museus da Coreia do Sul e do Japão. Para o site, um procedimento de apuração já foi instaurado.