Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Adolf Hitler

Sites de vendas de livros removem 'Minha Luta', obra antissemita de Adolf Hitler

Decisão se deu após homem proferir ofensas racistas e homofóbicas com obra do tirano nazista

Redação Publicado em 08/08/2022, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da obra antissemita 'Minha Luta' - Getty Images
Registro da obra antissemita 'Minha Luta' - Getty Images

Lojas online que comercializam livros no Brasil removeram a venda do livro 'Minha Luta', escrito pelo ditador Adolf Hitler em 1925. Entre as companhias, o UOL apurou que na Amazon, Submarino, Shoptime, Americanas e Carrefour não é possível comprar o livro. Além disso, o Google removeu as tags que permitem a busca da obra no Google Shopping.

Com isso, ao digitar o nome do livro para compra no Google - ou nas lojas mencionadas - é possível encontrar livros que referenciam o que foi escrito por Hitler, contudo, não a obra em si.

Imagem mostra a atual busca pela obra de Adolf Hitler no Google Shopping / Reprodução/Google

A decisão se deu após o site UOL indagar as companhias a respeito da venda do livro diante do episódio em que um homem foi preso em São Paulo por racismo enquanto estava com a obra do ditador na mesa. 

No episódio em questão, Wilho da Silva Brito, de 39 anos, foi detido na Biblioteca Mário de Andrade, localizada em SP. Em gravação, ele proferia ofensas racistas e homofóbicas no local, enquanto 'Minha Luta' se encontrava na mesa.

Em nota enviada ao UOL, a Amazon enfatizou a remoção da obra. 

"Como vendedores de livros, oferecemos aos leitores acesso a uma variedade de pontos de vista, incluindo títulos que cumprem um importante papel educacional na compreensão e prevenção do antissemitismo. Todos os varejistas tomam decisões sobre qual seleção eles escolhem oferecer e nós não tomamos decisões de seleção levianamente. Os títulos em questão não estão mais disponíveis."

Também ao UOL, a Americanas, responsável pela Shoptime e Submarino, disse que "no marketplace da Americanas, Submarino e Shoptime existem mais de 132 mil lojas parceiras que vendem diretamente seus produtos em várias categorias aos clientes finais. Se e quando identificada qualquer desconformidade adotamos as providências necessárias, que vão desde a retirada do item até o descredenciamento da loja".

O que diz a Federação Israelita de SP

Ricardo Berkiensztat, atual presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, saudou o fim da venda da problemática obra de Adolf Hitler nas companhias citadas na reportagem. 

"Saudamos a decisão de vários dos principais marketplaces de interromperem a venda do livro "Minha Luta", de Adolf Hitler. Esta é uma obra que incita o ódio e foi a cartilha utilizada pelos nazistas para o assassinato de 6 milhões de judeus e outras minorias consideradas impuras", explicou Ricardo.