Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Soldados russos derrubaram próprio avião, diz inteligência britânica

A informação foi divulgada pelo chefe do serviço de inteligência britânico (GCHQ), Jeremy Fleming

Redação Publicado em 31/03/2022, às 13h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Ilustrativa de soldados - Getty Images
Imagem Ilustrativa de soldados - Getty Images

Soldados russos acabaram por derrubar, acidentalmente, seu próprio avião, durante combate na Ucrânia. A informação foi comunicada por Jeremy Fleming, chefe do serviço de inteligência britânico (GCHQ).

Ele declarou, de acordo com a emissora Sky News, que os conselheiros do presidente da Rússia, Vladimir Putin, estão com medo revelar ao chefe de Estado a verdadeira situação na Ucrânia, que não seria nada favorável aos russos.

"Cada vez mais parece que Putin julgou mal a situação" na Ucrânia, afirmou Fleming. "Vimos soldados russos - com falta de armas e moral - se recusando a cumprir ordens, sabotando seu próprio equipamento e até derrubando acidentalmente sua própria aeronave."

Segundo o portal de notícias UOL, o profissional do serviço de inteligência não apresentou evidências sobre a afirmação.

Para Fleming, Vladimir Putin subestimou tanto a resistência ucraniana quanto a força da resposta ocidental, assim como os resultados das sanções na economia do país.