Notícias » Ucrânia

Soldados ucranianos registram cenas de ataques russos; veja vídeos

Algumas imagens que têm circulado na internet foram confirmadas como autênticas pelas Forças Armadas da Ucrânia

Redação Publicado em 28/02/2022, às 14h00

Soldados ucranianos no ano de 2014
Soldados ucranianos no ano de 2014 - Getty Images

Militares ucranianos que estão lutanto contra os combatentes russos que invadiram o país na última quinta-feira, 24, têm utilizado seus celulares para registrar seus feitos durante o conflito. Apesar de muitos dos vídeos que atualmente circulam na internet terem sido considerados falsos, há aqueles que tiveram sua autenticidade confirmada pelas Forças Armadas ucranianas.

De acordo com informações da Folha, os registros, em geral, são curtos. Em um deles, um soldado chamado Dima Ivanov é obrigado a se identificar e a revelar o nome de seu comandante, que teria sido morto em ação. Já em outros, blindados russos aparecem completamente destruídos.

Há ainda registros nos quais militares ucranianos fazem comentários ofensivos sobre os corpos de dois russos mortos e também de um soldado ucraniano atacando um tanque de modelo T-72B3.

Conforme informou a fonte, as cenas foram gravadas em diferentes locais ao redor da capital, Kiev, e de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia. Muito provavelmente, os registros datam do período entre a última sexta-feira, 25, e o sábado, 26.

Confira as imagens: