Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Sonda chinesa encontra evidência de água na superfície lunar

Especialistas publicaram os resultados de uma pesquisa a respeito do achado; confira

Redação Publicado em 08/01/2022, às 07h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da Lua - Divulgação/Pixabay/PeterDargatz
Imagem ilustrativa da Lua - Divulgação/Pixabay/PeterDargatz

De acordo com um estudo publicado na última sexta-feira, 7, pela revista científica Science Advances, pesquisadores do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências, em parceria com professores, encontraram novas evidências na superfície da Lua.

Os cientistas afirmam que observaram sinais de água através da sonda Chang'E-5. As informações foram publicadas pelo portal de notícias Eureka Alert.

Segundo revelado na reportagem, ao longo dos anos, observações orbitais e medições já indicavam evidência da presença de água na Lua, entretanto, o caso em questão é o primeiro que detecta a substância em sua superfície.

Imagens do estudo / Crédito: Divulgação/ LIN HONGLEI

A sonda realizou medições a partir de uma rocha e proporcionou o resultado inédito. A análise inicial concluiu que o solo lunar no local de pouso apresenta menos de 120 ppm (partes por milhão) de água.

Para os envolvidos na pesquisa, o achado fornece um contexto geológico muito importante para a análise das demais amostras que retornaram da missão da sonda Chang'E-5.

Confira a pesquisa completa neste link.