Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

‘Sósia’ artística: cópia da Mona Lisa é vendida por mais de 1 milhão em Paris

Datada de 1600, a obra reproduzida seria extremamente fiel à original

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/11/2021, às 18h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cópia da Mona Lisa vendida na última terça - Reprodução / Artcurial
Cópia da Mona Lisa vendida na última terça - Reprodução / Artcurial

Um dos quadros mais famosos do mundo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, conta com diversas cópias e adaptações, sejam elas feitas à mão ou através de ferramentas digitais, uma vez que é frequentemente incluída em obras da cultura pop. Algumas das ‘sósias’, no entanto, são extremamente fiéis e quase tão antigas quanto a obra de arte original.

Datada do ano de 1600, uma cópia muito similar foi leiloada nesta terça-feira, 9, em Paris, por cerca de R$ 1.300.000, ou seja, 210 mil euros. O valor acabou ultrapassando o preço esperado pela casa de leilões responsável, a Artcurial, que acreditava que a peça seria vendida por no máximo uma quantia correspondente a 1,2 milhão de reais.

Após analisar a 'sósia' de perto e comparar seus detalhes com a versão original do mesmo quadro, a casa de leilões por trás desta venda afirma que o pintor da cópia deve ter tido contato direto com a Mona Lisa de da Vinci, por isso sendo capaz de reproduzi-la tão bem. As informações são da cobertura da revista Veja.

Relatando que o pintor da cópia prestou muita atenção às técnicas que Leonardo da Vinci utilizou quando pintou a Mona Lisa original, a Artcurial apontou que o foco do autor da cópia permite mapear a época em que ela estava sendo produzida. 

“Estas características estilísticas, bem como a utilização do carvalho como suporte, permitem-nos situar a realização da nossa ‘Mona Lisa’ numa data precoce, no início do século XVII”, apontaram na descrição da obra.