Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

SpaceX lança missão com primeira mulher negra a ir ao espaço

Foguete foi lançado hoje de manhã e missão tem grandes ambições até na biologia humana, veja o vídeo

Alan de Oliveira | @baco.deoli Publicado em 27/04/2022, às 10h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Astronautas da missão Crew-4 preparados para decolar - Divulgação / NASA
Astronautas da missão Crew-4 preparados para decolar - Divulgação / NASA

A empresa de transporte espacial "SpaceX", lançou mais quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS), hoje, 27, incluindo a primeira mulher negra a se juntar à ISS.

Em missão chamada de Crew-4, o foguete decolou do Centro Espacial Kennedy às 3h52 no horário local (4h52 horário de Brasília), com os americanos Kjell Lindgren, Bob Hines e Jessica Watkins, além da italiana Samantha Cristoforett, vinda da Agência Espacial Europeia, a bordo.

"Decolar! Os últimos dias no Centro Espacial Kennedy foram inspiradores e ocupados com o retorno da tripulação da Axiom e agora o lançamento bem-sucedido dos astronautas da Crew-4 para a Estação Espacial Internacional. A bordo da estação, Kjell, Bob, Jessica e Samantha realizarão investigações que ajudarão a NASA a se preparar para estadias de longa duração na Lua – e eventualmente em Marte", falou um administrador da NASA, Bill Nelson.

Mais um grande passo 

A missão tem como objetivo realizar centenas de experimentos científicos, incluindo testes de cultivo de plantas sem solo no espaço.

Outro experimento será o desenvolvimento de uma retina humana artificial, aproveitando melhor o ambiente de pouca gravidade na ISS para formação de filmes finos de proteína.

Essa tecnologia "poderia eventualmente ser usada para substituir células fotorreceptoras danificadas nos olhos e potencialmente restaurar a visão significativa para milhões de pessoas que sofrem de doenças degenerativas da retina", ressalta a cientista Heidi Parris.

Veja o vídeo do lançamento: