Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cinema

Spike Lee sobre Putin, Bolsonaro e Trump: “São gângsteres e vão fazer o que quiserem”

Cineasta deu declaração na tarde de ontem, 6, durante cerimônia de abertura do Festival de Cannes, que será presidido por Lee esse ano; ele ainda declarou que o trio “não tem moral ou escrúpulos”

Fabio Previdelli Publicado em 07/07/2021, às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Spike Lee na cerimônia de abertura do Festival de Cannes - Getty Images
Spike Lee na cerimônia de abertura do Festival de Cannes - Getty Images

Durante cerimônia de abertura do Festival de Cannes na última terça-feira, 6, o cineasta Spike Lee, que também é presidente do júri esse ano, disse que Jair Bolsonaro, Donald Trump e Vladimir Putin são “gângsters”, afirmando que “temos que levantar a voz contra eles”. As informações são do G1. 

“O mundo está sendo governado por gângsteres. O Agente Laranja [em referência a Trump], o cara do Brasil [Bolsonaro] e Putin. São gângsteres e vão fazer o que quiserem. Não têm moral ou escrúpulos, esse é o mundo em que vivemos, e precisamos levantar a voz contra gângsteres como esses”, declarou.  

Personagem importante na luta contra a segregação racial nos Estados Unidos, Lee é o primeiro afro-americano a desempenhar o papel de presidente do júri em Cannes. Por lá, ele apresentou sete de seus filmes, como “Faça a Coisa Certa”, ‘Ela Quer Tudo” e “Febre da Selva”. 

Em 2018, relembra o G1, ele foi vencedor do Grande Prêmio do Festival por sua direção no longa “Infiltrado na Klan”, que narra a história de um policial negro que se infiltrou dentro do grupo supremacista.  

Além de Spike Lee, o júri do Festival de Cannes de 2021 é formado por cinco mulheres e e quatro homens — entre eles o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, que dirigiu Bacurau. O evento começou ontem, 6, e vai até o dia 17 de julho.