Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Submarino bem preservado da Segunda Guerra é encontrado no Havaí

O Stickleback, como era chamado, participou da Guerra da Coréia e da Guerra Fria, mas afundou durante um treinamento

Gabriel Fagundes Publicado em 12/03/2020, às 13h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O submarino que naufragou há 62 anos e foi encontrado pelo Projeto Lost 52 - Divulgação/Lost 52 Projec
O submarino que naufragou há 62 anos e foi encontrado pelo Projeto Lost 52 - Divulgação/Lost 52 Projec

Foi descoberto por exploradores oceânicos um submarino da Segunda Guerra Mundial, que afundou em 28 de maio de 1958, após um treinamento de guerra a 30 quilômetros da costa de Barbers Point, Oahu, estado americano do Havaí. Embora tenha passado mais de seis décadas do ocorrido, foi mediante as tecnologias atuais, como a robótica e métodos inteligentes subaquáticos, que fora encontrado a 11 mil metros de profundidade.

Descoberto pelo Projeto Lost 52, no qual investiga embarcações desaparecidas do período das grandes guerras, o Stickleback, como é chamado, teve participação na Guerra da Coréia e na Guerra Fria, sendo reutilizado em 9 de setembro de 1951 para servir de treinamento em San Diego, Califórnia.

Reprodução do submarino / Divulgação/Lost 52 Projec

Com a execução de exercícios que exigiram uma grande capacidade, ele perdeu força e começou a afundar para as profundezas do oceano. Contudo, os soldados acionaram reator de flutuação de emergência para trazê-lo de volta a superfície, no entanto, como boa parte de seus compartimentos já haviam sido inundados foi impossível recuperá-lo naquele momento. 

Divulgação/Lost 52 Projec

Apesar do acidente, não houve mortes no ocorrido. Stickleback é o terceiro submarino a ser descoberto dos quatro da Marinha dos EUA que foram desaparecidos desde o final de 1945. Ele tem 311 pés de comprimento, atinge 20 nós na superfície e 8 quando está submerso. As outras embarcações que afundaram são: USS Cochino (SS 345), USS Thresher (SSN 593) e USS Scorpion (SSN 589).