Notícias » Segunda Guerra

Submarinos naufragados da Segunda Guerra Mundial desaparecem na Malásia

Os dois veículos, localizados no fundo do mar próximo à costa, simplesmente sumiram

Joseane Pereira Publicado em 10/07/2019, às 08h00

None
Reprodução

Um par de submarinos afundados na costa da Malásia em 1941 desapareceu misteriosamente, deixando para trás alguns escombros e contornos na areia. Eles compunham os mais de 100 veículos naufragados em torno da Indonésia, Malásia e Cingapura na época da Segunda Guerra Mundial.

Sumiço elaborado

Os submarinos naufragados, apelidados de HNLMS O 16 e HNLMS K XVII, pertenciam à Holanda e continham os restos mortais de 79 tripulantes. De acordo com autoridades do governo holandês, os veículos podem ter sido roubados por catadores de sucata, que têm o hábito de resgatar destroços antigos da região. Segundo o jornal The Guardian, em relatório de 2017, os restos mortais de mais de 4.500 tripulantes já haviam sido revolvidos por catadores.

Para ser saqueado, um veículo naufragado precisa ser destruído por explosivos, para que depois seus materiais sejam transportados à superfície – o que costuma demorar dias ou semanas. Os saqueadores podem conseguir milhões de dólares em aço, vendendo também as hélices de bronze e fios de cobre.

Apesar de serem protegidos por tratados internacionais, os navios britânicos, holandeses, ingleses, australianos e japoneses que repousam nas águas do sudeste asiático são frequentemente assaltados. Em 2016, os restos de três navios de guerra holandeses desapareceram na costa da Indonésia, junto aos restos mortais de mais de 2 mil pessoas.