Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Sucesso na Netflix, 'A Batalha Esquecida' encontrou obstáculos durante gravações

Filme que chama atenção na plataforma de streaming se baseia em uma história real

Redação Publicado em 19/10/2021, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'A Batalha Esquecida' - Divulgação/Netflix
Cena do filme 'A Batalha Esquecida' - Divulgação/Netflix

O mês que registra o sucesso absoluto de Round 6 na plataforma de streaming Netflix também é marcado pelo lançamento de um majestoso filme que leva os espectadores para a Segunda Guerra Mundial.

Em a Batalha Esquecida, o público se depara com a reprodução de eventos reais e pouco discutidos. Com histórias distintas que se interligam em meio ao caos, o filme se baseia na Batalha do Rio Escalda e conta com atores já conhecidos, como Tom Felton (de Harry Potter) e Jan Bijvoet (Peaky Blinders). 

Misturando ficção (como os personagens) e realidade, o filme dirigido por Matthijs van Heijningen Jr. se passa já no final da guerra, após o Dia D e o que ficou conhecido como ‘Batalha do Rio Escalda’.

Imagem promocional do filme 'A Batalha Esquecida' /Crédito: Divulgação/Netflix

É mostrado o avanço de combatentes canadenses em territórios dominados na Holanda, fazendo com que as tropas nazistas sejam encurraladas. Contudo, encaram obstáculos, já que não encontram facilidade para chegar a Antuérpia, ocupada pelas tropas de Hitler.

Com efeitos impressionantes e no top 5 da Netflix no que se refere as produções mais assistidas no país, muitos não questionam os possíveis obstáculos que a produção do longa encontrou durante as gravações. 

Crédito: Divulgação/Netflix

Conforme registrado pelo site do IMDB (Internet Movie Database), a filmagem das cenas de batalha na Holanda já representava um desafio.

Seres vivos e explosivos

Encarando questões ambientais, a produção do filme teve que lidar com populações de seres vivos selvagens que não poderiam ser incomodados com o trabalho. Além disso, a produção não conseguiria contar um efeito comum em filmes de guerra: explosivos.

Crédito: Divulgação/Netflix

Outra grande questão é que o local onde as gravações ocorreriam conta com moinhos de ventos atuais, assim necessitando de um alto gasto para que a remoção digital fosse feita com sucesso.

Logicamente, esse dinheiro poderia ser investido em efeitos mais importantes, como a adição de aeronaves de conflito ou aldeias devastadas pelo combate. A solução encontrada foi se dirigir até a Lituânia, que conta com incentivos fiscais para a execução de produções cinematográficas.

Muito realista

Por sorte, um fazendeiro alugou um pedaço de terra para a produção de ‘A Batalha Esquecida’. O IMDB registra que o homem, inclusive, deu total liberdade para a produção. Com a premissa, uma barragem foi construída para que o filme se tornasse ainda mais realista.

Por último, devemos reforçar que a pandemia de covid-19 também representou um obstáculo para o filme após o resultado final, segindo o IMDB.

Isso porque o filme que chama atenção agora seria lançado na Holanda em dezembro de 2020, no entanto, o crescente número dos casos de covid-19 na época fez com os cinemas acabassem sendo fechados.

Como consequência, o longa só viu a estreia em maio de 2021 e foi lançado pela plataforma de streaming no mês das bruxas.