Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Suíça

Suíça realiza primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo

Suíça agora é um dos últimos países da Europa ocidental a legalizar casamento homoafetivo

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 02/07/2022, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da bandeira do Orgulho LGBTQIA+ - Foto por SatyaPrem no Pixabay
Imagem da bandeira do Orgulho LGBTQIA+ - Foto por SatyaPrem no Pixabay

A iniciativa 'Casamento para Todos' foi aprovada por uma maioria de eleitores suíços, de quase dois terços, em setembro do ano passado. Dessa forma, a Suíça se faz um dos últimos países da Europa ocidental a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Alois Carnier, 57, e Peter Leu, 67, finalmente puderam dizer "sim, de coração" um ao outro na última sexta-feira, 1, após a legalização do ato de amor. Foi a primeira vez que dois homens saíam do cartório de registro civil na cidade de Schaffhausen como marido e marido.

A cerimônia foi realmente muito importante para mim, pois estamos esperando por isso há 20 anos", disse Alois Carnier, que havia dado entrada no processo de união civil com Leu em 2014. Carnier também tem atuado na campanha pelo reconhecimento do direito dos homossexuais há décadas.

Mais gente se casou

Do outro lado do país, na cidade de Genebra, Aline e Laure, de 46 e 45 anos, respectivamente, também assinavam os papéis para oficializar a união que já se estendia por 21 anos. Elas já têm um filho, de 4 anos, e já viviam antes mesmo do casamento em união civil.

Em todos os sentidos, é uma nova fase (para nós)", disse Laure à agência de notícias Reuters, como informado pela UOL. Ela não quis dar seu sobrenome, tal qual Aline.

A prefeita da cidade de Genebra, Marie Barbey-Chappuis, também compareceu à cerimônia de casamento, e afirmou também que "foi um momento muito tocante e muito esperado, que envia uma mensagem forte para a sociedade... a de estar livre para amar."

Marie Barbey-Chappuis, prefeita da cidade de Genebra, na Suíça
Marie Barbey-Chappuis, prefeita da cidade de Genebra, na Suíça / Foto por Nicolas-kerguen pelo Wikimedia Commons