Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Soldado suspeito de inventar história de bravura para receber medalha é investigado no Reino Unido

Deacon Cutterham, que ganhou condecoração por feito no Afeganistão, está sendo investigado pela polícia britânica

Redação Publicado em 09/08/2022, às 07h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O soldado Deacon Cutterham - Getty Images
O soldado Deacon Cutterham - Getty Images

Um soldado britânico condecorado com uma medalha de bravura está sendo investigado pela polícia por suspeita de ter inventado a história que o fez famoso, conforme informou o The Sun.

As investigações tiveram início depois que ex-companheiros de guerra de Deacon Cutterham relataram às autoridades que o soldado teria vendido o item em um leilão por 140 mil libras, valor equivalente a R$ 864.773.

Conto de bravura

Segundo informações do UOL, o soldado alegou, no ano de 2012, que teria pegado uma granada do Talibã com suas próprias mãos e a jogado para fora da vala em que se encontrava com seus companheiros, salvando a todos. Foi assim que ele recebeu a Conspícua Cruz de Bravura, entregue pelo príncipe Charles.

Nove anos depois, no entanto, uma dupla de ex-companheiros das Forças Especiais o acusaram de inventar a história, de modo que uma investigação foi aberta.

"Isso nunca aconteceu. Ninguém viu. Quando voltamos ao acampamento, percebemos que faltava uma granada de mão", disse um dos soldados, que acrescentou: "Aguentamos ele dizendo o quão corajoso ele era, mas quando vimos que ele estava lucrando com a venda das medalhas foi demais".

Segundo a fonte, o britânico se defendeu na época afirmando que ninguém testemunhou seu feito porque todos mergulharam para protegerem suas vidas quando ele gritou "granada!". O caso deverá ser concluído em breve.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.