Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roma Antiga

Tabuleiro de pedra do século 3 é encontrado em antigo forte romano

Pesquisadores acreditam que um romano pode ter destruído a placa após perder o jogo

Thiago Lincolins Publicado em 07/05/2019, às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: The Vindolanda Trust
Crédito: The Vindolanda Trust

Enquanto realizava escavações próximo ao antigo forte romano de Vindolanda, ao sul da Muralha de Adriano, nas proximidades da fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, Phil Harding fez uma descoberta surpreendente sobre o entretenimento dos romanos. Ele encontrou antigo tabuleiro de pedra do século 3 utilizado nos jogos de Ludus latrunculorum (“Latrúnculo”, em português). 

A brincadeira, muito popular no Império Romano, era executada por duas pessoas em uma grande placa retangular com quadrados - muito semelhante ao jogo de damas. Cada jogador tinha a mesma quantidade de peças, apelidadas de latrones, com cores diferentes. A pessoa que capturasse todas as peças do adversário vencia o jogo.

O jogo na prática / Crédito: Reprodução

Pesquisadores acreditam que o tabuleiro de pedra era usado como entretenimento no antigo balneário do local e acabou sendo levado para outro local após ser destruído por um jogador.

Recentemente, cinco exemplos de tabuleiros foram encontrados em Vindolanda ao e todos datam os séculos 3 ou 4.