Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tailândia

Tailândia bloqueia site de petições contra o rei Maha Vajiralongkorn

Segundo o Ministério da Economia e Sociedade Digital, o conteúdo da página ia contra a lei de crimes informáticos do país

Penélope Coelho Publicado em 16/10/2020, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maha Vajiralongkorn - Wikimedia Commons
Maha Vajiralongkorn - Wikimedia Commons

De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira, 16, pela BBC, a Tailândia realizou o bloqueio ao acesso do site de petições online Change.org, depois da publicação de uma petição contra o rei Maha Vajiralongkorn.

Segundo divulgado na publicação, os pedidos no site eram para que Vajiralongkorn fosse considerado alguém não bem-vindo na Alemanha, o rei está sendo criticado por manifestantes por passar grande parte de seu tempo no país, ao invés de estar na Tailândia. Além disso, a petição também pedia a restrição dos poderes de Maha.

Na Tailândia, as críticas à monarquia estão sujeitas a penas que incluem até mesmo a prisão. Em nota, o Ministério da Economia e Sociedade Digital justificou a retirada do site afirmando que o conteúdo presente violava a Lei de Crimes Informáticos da Tailândia. Contudo, a petição já havia conseguido cerca de 130 mil assinaturas, antes do bloqueio.

Atualmente, a Tailândia passa por um momento em que diversos protestos pró-democracia estão acontecendo. As manifestações para o fim da monarquia no país são as maiores em muito tempo. Nas ruas, os manifestantes pedem uma nova eleição e a renúncia do primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha.