Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Taiwan

Taiwan é alvo de mísseis balísticos chineses; EUA condenam ataques

Segundo autoridades taiwanesas, o Exército da China tem lançado mísseis balísticos na ilha

Redação Publicado em 04/08/2022, às 07h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de míssil - Getty Images
Imagem ilustrativa de míssil - Getty Images

O Exército chinês tem realizado exercícios militares nos arredores de Taiwan em razão do aumento das tensões entre os dois territórios, conforme informou a televisão estatal de Pequim, na China, nesta quinta-feira, 4. De acordo com as autoridades, as manobras deverão ocorrer até domingo, 7, ao meio-dia, no horário local.

Segundo a agência de notícias RFI, o governo de Taiwan, porém, denunciou recentemente que o país vizinho tem lançado "múltiplos" mísseis balísticos durante os exercícios militares.

Manobras irresponsáveis

Em resposta, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, considerou irresponsáveis as manobras realizadas pelo Exército chinês. Ele também alertou acerca do perigo dessa situação sair do controle.

Os disparos de mísseis ocorrem depois de uma visita da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, à nação insular que a China considera parte de seu território.

"Acho que o que a China está fazendo aqui não é responsável", disse Sullivan, em entrevista à Rádio Pública Nacional. "Sempre que um militar participa de uma série de atividades que incluem a possibilidade de testes de mísseis, exercícios de tiro real, ou aviões de combate que cruzam o céu e navios que se movem nos mares, a possibilidade de (que aconteça) algum tipo de incidente é real", afirmou.

O que esperamos é que a RPC (República Popular da China) aja com responsabilidade e evite o tipo de escalada que pode levar a um erro de cálculo no ar ou nos mares", finalizou o conselheiro.

+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.