Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Talibã domina mais da metade das províncias do Afeganistão

O grupo insurgente continua avançando e autoridades temem que conquistem a capital do país

Luíza Feniar Migliosi sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 13/08/2021, às 10h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aliança do Norte contra forças pró-Talibã em 2001 - Getty Images
Aliança do Norte contra forças pró-Talibã em 2001 - Getty Images

O Talibãdominou mais quatro cidade do Afeganistão nesta sexta-feira, 13. A conquista recente mais significativa é Helmand, que, no passado, foi palco da batalha entre as forças de coalizão e os talibãs, além de ser importante para o tráfico de ópio.

O grupo já tinha estabelecido domínio nas cidades de Kandahar e Herat, segunda e terceira maiores cidades do país, respectivamente. Ao todo, os insurgentes dominam 19 das 34 capitais provinciais do Afeganistão. Para o serviço de inteligência dos Estados Unidos, Cabul, a capital, deve ser atacada em torno de 30 dias.

Lashkar Gah, capital de Helmand, sofreu com semanas de ataques antes das forças do governo hastearem a bandeira branca. Nos arredores da cidade, ainda existem três bases militares afegãs.

Em Qalat, outra cidade dominada, os funcionários do governo estão se preparando para deixar o local. O governador da província de Uruzgan, onde fica Tirin Kot, cidade dominada pelo Talibã, foi para Cabul.

Pul-i-Alam, a mais recente conquista, faz parte da província de Logar, localizada a 50km ao sul de Cabul. "O Talibã controla todas as instalações do governo em Pul-i-Alam. Não há mais combates no momento", disse uma autoridade do governo local, Saeed Qaribullah Sadat, segundo o portal G1.

Devido o conflito, os EUA vão enviar 3 mil soldados para retirarem os diplomatas que estão na embaixada de Cabul. Reino Unido e Canadá também planejam a saída dos funcionários civis que estão no Afeganistão.

Imagem ilustrativa / Crédito: Getty Images

Com medo de um regime do Talibã, milhares de pessoas deixaram as suas casas em busca de um local em outro país. Os talibãs também entraram nas cidades de Feroz Koh e planejam ir em direção a Qala-e Naw, mas, nenhuma confirmação oficial foi feita a respeito dessas localizações.