Notícias » Afeganistão

Talibã exibe armas dos EUA em desfile no dia da Independência

O grupo fundamentalista publicou fotos tiradas no último dia 19, em celebração que ocorreu na cidade de Qalat, em Zabul

Giovanna Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 21/08/2021, às 08h50

Membros do Talibã exibem armas americanas
Membros do Talibã exibem armas americanas - Divulgação/Talibã

Na última quinta-feira, 19, dia da Independência no Afeganistão, o grupo Talibã realizou um desfile em Qalat, capital da província de Zabul, exibindo armas de ataque americanas. Ontem, segundo a CNN, o grupo publicou fotos tiradas na ocasião.

Conforme a fonte, os fundamentalistas, que agoram exercem domínio sobre todo o território do país, aparecem nas imagens portando carabinas M4, as quais foram fornecidas pelos Estados Unidos às forças afegãs. Os combatentes já haviam sido vistos carregando rifles M16, dos Estados Unidos, nos últimos dias.

Como os membros do Talibã tomaram as bases militares espalhadas pelo país, foi fácil obter novos armamentos. Muitas armas e veículos modernos, incluindo alguns resistentes a minas, agora estão nas mãos do grupo.

A matéria ainda informa que um segundo desfile, muito semelhante ao primeiro, ocorreu no sul do Afeganistão, na cidade de Kandahar.

Na última terça-feira, 17, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca Jake Sullivan chegou a afirmar que grande parte dos armamentos fornecidos pelos EUA aos afegãos haviam sido tomados pelos fundamentalistas. "Não temos todos os detalhes, obviamente, de onde cada artefato do material de defesa foi parar. Mas certamente uma boa parte caiu nas mãos do Talibã", disse.