Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Talibã informa tomada da única parte do Afeganistão que ainda não havia sido dominada pelo grupo

"Com essa vitória, o nosso país agora está completamente livre do marasmo da guerra", disse um porta-voz do grupo

Redação Publicado em 06/09/2021, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Membros do Talibã em foto antiga - Getty Images
Membros do Talibã em foto antiga - Getty Images

O Talibã declarou nesta segunda-feira, 6, que assumiu o "controle total" da área de resistência no Vale de Panjshir, a única parte do Afeganistão que ainda não havia sido conquistada pelo grupo extremista, conforme informações do UOL.

"Com essa vitória, o nosso país agora está completamente livre do marasmo da guerra", disse o porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid. Na mesma ocasião, o representante ainda chegou a afirmar que alguns insurgentes derrotados haviam fugido do vale.

"Todos vocês são nossos irmãos e nós serviremos juntos para um objetivo e uma nação", disse ele, alertando que qualquer tentativa de insurreição "será atingida duramente". Além disso, Majahid afirmou que um novo governo seria anunciado em breve, sem mencionar datas.

A Frente de Resistência Nacional (FNR), no entanto, nega a tomada do local. "A luta contra o Talibã e seus parceiros vai continuar", declarou o FNR em publicação no Twitter.

Conforme a fonte, o grupo armado é liderado por Ahmad Massoud, filho do comandante Ahmed Shah Massoud, morto nos anos 1990 pelas forças da Al Qaeda, grupo extremista que sempre apoiou o Talibã.