Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Talibã

Talibã volta a executar publicamente condenados

Este é o primeiro registro de execução pública desde que o grupo fundamentalista islâmico retomou o poder do Afeganistão

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 07/12/2022, às 12h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Getty Images
Imagem ilustrativa - Getty Images

No últimos dias, o grupo fundamentalista islâmico Talibã executou publicamente um criminoso condenado. Esta é a primeira execução que se tem notícia desde que o Talibã voltou ao poder no Afeganistão — o que aconteceu em 15 de agosto do ano passado. 

Há poucas informações sobre como foi o episódio. Sabe-se que a vítima era um homem chamado Tajmir, que vivia numa província a oeste do país. Ele havia sido condenado há cinco anos por assassinar um outro homem que roubou sua motocicleta e seu celular. 

As informações foram divulgadas pelo porta-vozZabihullah Mujahid, que não revelou como o sujeito foi morto. Apenas que ele foi punido diante de “centenas de pessoas”, repercutiu a Folha de São Paulo. 

As execuções do Talibã

Embora essa seja apenas a primeira execução desde a volta do Talibã, a prática era comum quando o grupo governou Cabul, entre 1996 e 2001. Durante esse período, aliás, as execuções eram costumeiramente realizadas com um tiro na cabeça, dado por um parente da vítima.